top of page

O Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação tem em 2017 o seu quinto encontro. É um congresso de tradição com as discussões sobre a necessidade de descolonização do pensamento. O primeiro Congresso aconteceu de 4 a 6 de setembro de 2013 na FAPCOM, em São Paulo. O congresso tinha como título: I Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação e I Simpósio de Professores de Filosofia do Estado de São Paulo e o tema do evento problematizava as Perspectivas do Pensamento de Libertação no Brasil.  O segundo Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve como tema: Historicidade e sentidos da libertação hoje. O evento aconteceu de 16 a 18 de setembro de 2014.

O terceiro Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação aconteceu em Salvador, sediado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 22 a 25 de setembro de 2015, tendo como tema Estéticas e culturas da libertação. O quarto Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação aconteceu mais uma vez em São Paulo, na UFABC, Campus São Bernardo do Campo, de 20 a 23 de setembro de 2016, tendo como pergunta: Quais os problemas para a Filosofia no Brasil a serem trabalhados nos próximos 10 anos? e tema: Filosofia no Brasil: a História da próxima década.

O quinto Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação acontecerá na cidade de Valença, no KilomboTenondé, nos dias de 22 a 22 de Setembro de 2017. O tema deste ano: V CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO e II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA AFRICANA: Movimentos Sociais Populares e Libertação.

 Os congressos desde 2013 vem problematizando a filosofia da libertação no Brasil, tendo um eixo mais político, no segundo congresso enfatizando na historicidade e na libertação hoje tendo uma discussão mais intensa com a interculturalidade, no terceiro congresso enfatizando o diálogo da cultura com a política, tendo a cultura afrodescendente um dos eixos de pensar e construir realidades, tendo a filosofia africana como um dos eixos articuladores com a filosofia da libertação.. No quarto congresso a perspectiva de pensar os processos da filosofia da libertação no Brasil volta com intensidade e agora no quinto congresso os diálogos dos movimentos sociais populares e libertação sendo o tema central do evento.

bottom of page